Música Popular na Universidade

18:31

A música erudita é estudada em universidades brasileiras há muito tempo. Só a EMUS (Escola de música da Universidade Federal da Bahia), uma das mais tradicionais do país, está em atividade há 60 anos. A grande e excelente novidade que o ambiente acadêmico nos traz é o estudo formal da Música Popular.



O que se estuda no curso de música popular?

A grade curricular do curso varia um pouco de universidade pra universidade, porém a estrutura básica consiste no estudo de harmonia funcional, percepção, prática em conjunto e arranjo. O objetivo do curso é unir teoria musical à prática diária.

Qual a área de atuação de um bacharel em música popular?

Diretor musical, arranjador, compositor de trilhas sonoras para espetáculos ou audiovisuais, pesquisador, musicólogo, crítico musical... Além dos trabalhos mais ligados à execução do instrumentos em si como acompanhar artistas e/ou espetáculos.

Mas um músico precisa passar pela universidade pra trabalhar em tudo isso?

Não. Há grandes músicos, compositores e arranjadores que jamais pisaram os pés em uma faculdade de música. Devemos lembrar que o estudo da música popular é recente, mas nem por isso desimportante. Quem ingressa em uma universidade pra estudar música popular tem em mente o desenvolvimento profissional através de um estudo formal, mesmo que o diploma não seja um pré-requisito pra maioria dos trabalhos.

Como funciona o vestibular?

Mais especificamente na UFBA, universidade onde estudo, o primeiro passo é fazer o ENEM. A segunda etapa é uma prova teórica específica onde o candidato vai ser avaliado em quesitos básicos de teoria musical e história da música. A terceira e última etapa é uma prova prática. Nesta a bancada avalia solfejo rítmico, solfejo melódico e uma peça de livre escolha. Além disso fazem uma pequena entrevista.

Há duas habilitações possíveis: composição e arranjo e execução (mais voltada para o instrumento ou canto).

Quais universidades oferecem o curso?

Algumas universidades no Brasil que oferecem o estudo da música popular além da já citada UFBA são a UFRGS, FAP, UNIRIO e UNICAMP.

Você também pode gostar

0 comentários

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *