Maholiver, o meu luthier

18:57


Hoje eu vou falar de um um grande amigo e de uma empresa que é minha parceira a cinco anos. Hoje é dia de falar do meu luthier Matheus Oliveira e sobre a Maholiver!



Mas você não sabe e nem nunca ouviu falar na palavra luthier? Calma que eu explico! Luthier é o profissional especializado em construção e reparo de instrumentos de corda como baixo, guitarra e violão.

E no meu caso, dei sorte. Ainda morava em Simões Filho quando fui apresentado a Matheus por Jean Nascimento - que era meu professor de baixo na época. Fiquei impressionado pela arte da luthieria muito por conta do amor e técnica empregados por Matheus na construção e manutenção dos instrumentos. Fico feliz em saber que trabalho com um dos melhores profissionais da área.

Pouco tempo depois de o conhecer senti a necessidade de um instrumento melhor, busquei algumas referências, conversei com Matheus e encomendei um baixo. O resultado não poderia ser melhor: confortável, muito som e lindo demais! Fora a experiência de acompanhar todo o processo de construção que é impagável. 

É, até hoje, o meu baixo "titular".




Aos mais técnicos e curiosos, utilizamos as seguintes madeiras: cedro no corpo, marfim no braço, duas longarinas de rouxinho, jacarandá da Bahia na escala e, pra fechar com chave de ouro, muriacatiara no top enchendo o instrumento de som e beleza. Captadores Kent Armostrong e circuito Artec. Posteriormente troquei o circuito por um que o próprio Matheus desenvolveu, o que melhorou ainda mais o som do instrumento. 

Hoje estou iniciando um novo projeto com a Maholiver. Um baixo fretless jazz bass quatro cordas que não vejo a hora de ter em mãos. Com certeza o processo de construção vai ser um assunto a ser tratado nesse blog, mas, por enquanto, fiquem com um gostinho de quero mais e as fotos do início do que logo será música!


A Maholiver também trabalha na construção/manutenção de guitarras e violões. Vale a pena conferir!



A luthieria fica em Simões Filho, na BA 093, a 20 minutos de Salvador. Quer mais informações? Saindo daqui passe no site da Maholiver e fique ligado em todos os serviços disponíveis, além do contato. 


E você? Tem um luthier de confiança? Conta aí pra a gente!

Você também pode gostar

4 comentários

  1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203447279502810&set=a.1271201360289.37154.1837552883&type=3&theater

    Essa também é uma Maholiver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, David! Acho que já vi essa guitarra por lá...

      Excluir
  2. Matheus é competência pura! Dei sorte de morar perto dele. Modifiquei uma guitarra totalmente e o braço, ele que fabricou! Vai ficar uma maravilha

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, tem o contato whatsapp dele?

    ResponderExcluir

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *