O que é ser um músico profissional?

19:50

Depois de largar a faculdade de Engenharia Civil e entrar na UFBA pra estudar Música Popular percebi que estava tomando uma decisão que mudaria minha vida drasticamente. A partir daquele momento eu seria um profissional de música, já que, além de dedicar o meu dia-a-dia aos estudos e trabalhos da faculdade, também transformaria isso na minha fonte de renda.



E qual foi a diferença que percebi entre ser um músico profissional e um amador?

Primeiro, que é necessário estudar. Dedicar-se ao seu instrumento é o mínimo que se espera de um bom músico que vai ser contratado por alguém que não quer se preocupar com nada. Para além disso é preciso também estar ligado a tudo que acontece ao redor do mercado. Busquei entender um pouco mais sobre gravação e mixagem. Compreender o processo de construção do meu instrumento pra saber de fato timbrar. Passei a observar e absorver informações de profissionais ao meu redor: outros músicos, produtores, contratantes e empresários, por exemplo.

A partir daí entendi que comprometimento e responsabilidade são características fundamentais a um bom profissional. Isso quer dizer que devo estar exatamente no horário marcado seja pra ensaiar, gravar ou viajar. isso quer dizer que se tenho um ensaio pra adicionar músicas no repertório, é importante estudá-las antes. Por uma questão simples: um profissional deve agir com respeito aos colegas, contratantes e, principalmente, com o seu trabalho.

Se já entendo a estrutura básica disso, tá na hora de ir pra rua e mostrar meu trabalho. Tá na hora de empreender. Empreender. Essa é a palavra da atualidade. Você é um bom músico, tecnicamente completo, toca Donna Lee a 280 bpm e é extremamente responsável. Ótimo, mas as pessoas precisam saber disso. Não é muito diferente das outras profissões, é preciso criar uma rede de relacionamentos dentro do mercado da sua cidade ou do seu estado. A maioria dos trabalhos no meio musical surgem através de indicação, então mostrar o trabalho é imprescindível!

Se a diferença de um profissional pra um amador é somente o fato de um viver financeiramente disso e o outro não, então se espera alguma dedicação e cuidado a mais do primeiro. É preciso estar atento e ter a consciência de que esse é o seu trabalho. O amor pela arte sempre continuará presente, mas é preciso ser profissional!

Você também pode gostar

2 comentários

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *