Música de Câmara - UFBA

19:38


Pra começar o blog com o pé direito vou compartilhar com vocês uma ótima experiência que vivi na universidade nesse primeiro semestre de 2015.


Música de Câmara é uma matéria obrigatória no curso de Música Popular que serve como prática em conjunto. Basicamente montamos um repertório de acordo com a instrumentação possível e partimos pra parte de concepção, arranjo e ensaio.

Tudo isso sob a supervisão e coordenação de um professor, claro. Na minha turma tivemos a honra da presença de Tom Tavares que também ensina História da Música Popular, Pesquisa em Música e Prosódia (depois farei um post especial sobre esse tema).

Engraçado que caí de paraquedas na turma. Na primeira aula de Prosódia, Tom nos contou que daria aula de Música de Câmara, mas com um grande problema: não tinha um baixista (sintam-se importantes, baixistas! hahaha). Aproveitei que ainda tava na época de ajustes na universidade e adicionei a disciplina ao currículo.

Pra completar a gig convidamos um grande amigo guitarrista pra “quebrar um galho” como batera. Também serviu pra descobrir que ele toca muito qualquer coisa. Valeu, Digo!

Por fim, depois de montado o repertório, arranjos feitos e ensaiados veio a greve da universidade e decidimos registrar três músicas em vídeos, já que ficaria complicado organizar uma apresentação.

Postarei aqui os vídeos e espero que gostem. Foi muito bom fazer parte dessa galera. E o melhor: parece que vamos continuar no próximo semestre!

Spain (Instrumental) - Chick Corea



Nossa escolha para música instrumental foi Spain, um clássico mundial. Improvisação. Baião pra todo mundo. Samba pro cavaco de Duda. E feeling, muito feeling envolvido.

Drão - Gilberto Gil



Lia assumiu os vocais pra interpretar Drão. Certamente ainda vou falar de Lia por aqui. Grande cantora de Salvador que tenho o prazer de trabalhar junto.

Arrastão - Vinícius de Moraes e Edu Lobo



Por fim, Arrastão. Sou apaixonado por essa música, por como letra, melodia e harmonia se encaixam pra traduzir de maneira inigualável um sentimento. Coisas do nosso poetinha e do grande Edu. Quem interpretou foi Denise.


Incrível como trabalhar com pessoas capacitadas e que amam o que fazem torna todo o processo fácil e prazeroso. Sou muito grato!

Voz: Lia Gondim e Denise Ramalho
Guitarras: Vinícius Fagundes e Rafael Selfes
Baixo: Léo Rocha
Cavaquinho: Duda Almeida
Trompete: Edson Rodrigues
Piano: Tiago Toxa e Márcio Melgaço
Bateria: Rodrigo Graça
Filmagem e edição: Lia Gondim
Orientador: Tom Tavares

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Vocês são foda! :)

    E essa música "Spain" ficou a coisa mais linda! Parabéns galera! :DDD

    ResponderExcluir
  2. Léééo
    Que blog massaaaa! Parabéns! Me marque sempre que tiver nova postagem, quero acompanhar. 😃 Boa sorte! Amei o título e o texto está muito legal. Adoro ter amigos talentosos, proativos e empreendedores e vc é um deles. Sucessoooo! 👏🏽👏🏽👏🏽😜 Ah! Amei essa banda maravilhosa também. Foi um enorme prazer fazer essa matéria com vocês. Espero que estejamos juntos novamente no próximo semestre. Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Lindo!
    Que delicia de som, que delícia de blog, Parabéns!
    Sucesso sempre, e eu orgulhosa, aplaudo com muito prazer... Amo <3

    ResponderExcluir

posts populares

Vídeos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *